É possível encontrar mato  e muitos túmulos quebrados no Cemitério do Bairro Formosinha, , mas, o que mais chama a atenção é para quem necessita sepultar um ente querido a noite, existe apenas oito lâmpadas em todos os corredores e o mais incrível, todas estão queimadas.(foto).

 Conversando com algumas pessoas ali presente nossa reportagem traz na íntegra o que ouvimos a respeito “Uma completa falta de respeito a pessoa vir aqui limpar e arrumar o túmulo de um parente e simplesmente pegar o lixo e jogar no do meu pai. Será que não conseguem perceber que aqui também repousa um ente querido para uma família?”, questiona Dona Antônia kuller Dias.


Observamos também que mesmo com lixeiras no cemitério, muitos visitantes jogam lixo no chão ou deixam sacos com lixo espalhados pelo cemitério. “Não entendo o que passa na cabeça das pessoas em jogar copo de plástico no chão, carteira de cigarros, até mesmo flores velhas e pacotes de vela. Todo mundo cobra dos administradores porque o lugar não está limpo, mas também ninguém colabora”, chama a atenção seu João.

Além dos problemas de sujeira deixados pelas próprias famílias, o local precisa urgentemente de colocação de novos postes e iluminação adequada, hoje para sepultar alguém aqui é só com luzes de celulares.

Sobre a limpeza e a manutenção, nos foi informado que tem sido feita regularmente por dois funcionários do cemitério, mas a falta de colaboração de algumas famílias em cuidar e limpar os túmulos de seus parentes é que teria contribuído com o lixo no local.



 “Tem famílias que cuidam e limpam, mas tem famílias que compram o terreno, enterram o corpo e nunca mais aparecem para cuidar. Como tenho muitos parentes enterrados aqui, peço apenas que seja colocado mais lâmpadas e que nos ajudem a manter os túmulos limpos. Mas infelizmente muitas pessoas caminham por cima dos túmulos e por isso tem muita tampa quebrada, lixo jogado dentro, problemas que não tem a ver com a administração, seria responsabilidade das famílias”, reclama Maria Conceição.

 Por Waldemar   Maciel